Blog

Oferta de Emprego – Guimarães

A escola Práticos Saberes foi contactada para ajudar na divulgação de oferta de emprego.

 

A empresa Ramalhete de Flores Lda , com sede em Guimarães, dispõe actualmente de 3 lojas de venda ao público de flores e artigos de decoração.

Nesta fase de expansão está a procura de um(a) florista para ingressar nos quadros da empresa.

Perfil

Gosto pela Arte Floral

Com ou sem experiência na área

Residência em Guimarães

Formação em arte floral ( preferencial)

 

Contactos

Ramalhete de Flores Lda

Maria da Glória Borges

Tel. 253 553 393

www.ramalhete.com

geral@ramalhete.com

 

8 Passos para escolher a localização da sua loja

A localização da loja é um fator crucial para o sucesso de uma florista.

Pense nas suas próprias escolhas de compra, o que é mais prático e perto está em vantagem relativamente ao que é difícil e longe. Este artigo apresenta os aspetos que tem de analisar quando procura uma loja para o seu negócio.

Como cada negócio tem características específicas, estas têm de ser estudadas com atenção nos passos iniciais de criação da empresa.

Os 8 passos para escolher da localização da sua loja

  1. Seleccione que tipo de lugar funciona melhor para o seu negócio. No caso das lojas de flores, a melhor localização é de frente à rua.
  2. Informações demográficas vão fornecer dados importantes sobre os habitantes da zona geográfica em que se localiza a loja. Consegue obter informação sobre a população, o número de casas, estimativas de raça, idade e nível socioeconómico dos moradores. As Câmaras Municipais têm estudos, podem não ser muito recentes, mas são sempre uma ajuda.
  3. Ande pela zona em que quer abrir a loja. Vai surpreender-se com o que pode aprender sobre consumidores, empregados e outros proprietários de negócios.
  4. O tráfego automóvel também é muito importante para saber como pode usá-los a favor do seu negócio. Pergunte aos outros comerciantes se têm mais movimento de pessoas a pé ou que utilizam o carro para se deslocar até a loja, isto pode afectar substancialmente o rendimento do seu negócio.
  5. Visibilidade e sinalização: clientes têm que saber que você está lá, eles devem ser capazes de ver a sua loja. Normalmente, esquinas são a melhor localização para negócios, e por isso mesmo são mais caras. Diga as pessoas claramente o que está vendendo.
  6. Acesso e estacionamento: garanta que tem um espaço adequado e conveniente de estacionamento. Evite ruas com divisões ou que são de sentido único. Clientes preferem lojas em que o estacionamento fica mesmo em frente ao estabelecimento.
  7. Proximidade com a concorrência: saiba quem são, onde estão e como os seus concorrentes gerem os seus negócios. Por que eles estão no lugar que estão e não em outro? Por que um deles tem mais sucesso do que o outro?
  8. Negócios âncora: esse tipo de negócio são as grandes lojas internacionais. Eles atraem clientes para lojas próximas, e o seu negócio beneficia muito sendo uma delas. A única excepção, é se o seu negócio é concorrente dessa grande loja.

Demonstração Dia da Mãe

Apresentação

Utilizando uns paus de verga, que servem de base a composição, a formadora apresenta uma sugestão para o dia da mãe muito original.

Nesta composição utiliza-se poucas flores residindo na estrutura o encanto deste trabalho.

A formadora consegue mostrar, através deste trabalho, que nem sempre é necessário muitas flores para tornar uma composição original.

Assitir ao Vídeo

Curso Decoração de Eventos

Este curso é vocacionado para profissionais de organização de eventos ou floristas que pretendem adquirir conhecimentos sólidos na elaboração de arranjos florais para decoração de eventos.

Duração: 40 horas

Objetivo: Dotar os formandos de conhecimentos aprofundados sobre decoração de eventos com base na arte floral.

Destinatários: Profissionais de organização de eventos, decoradores, floristas.

Valor: 350 Euros (flores e materiais incluídos).

Desconto especial formandas da escola: 5 % sobre o valor do curso.

Matosinhos
Local: S. Mamede de Infesta;

Data: inscrições abertas todo o ano;

Dias: 2ª a 5ª feira;

Horário: Laboral das 9h às 17 horas;

Início: De acordo com a disponibilidade da formanda.

Nota: O curso pode ser frequentado de acordo com a disponibilidade da formanda nos dias e no horário acima mencionado.

Programa do Curso

Introdução à Arte Floral

Neste módulo são abordados os temas base da Arte Floral. A importância da limpeza das flores, conhecer as razões e as finalidades de aramar flores e folhas são alguns dos tópicos deste módulo.

– Material Utilizável;
– Manipulação, Limpeza e Preservação das Flores e Verdes;
– Aramar Flores e Folhas;
– Técnicas e regras de Arte Floral.

 

Formadora: Isabel Castro Lopes

Decoração de Bases

Neste módulo são decoradas diferentes bases que servirão de suporte às composições florais. O propósito é criar estruturas diferenciadoras e personalizadas que tornem o evento único.

Os materias a utilizar na decoração são:

  • Corda;
  • Lã;
  • Folhas.

Formdora: Isabel Castro Lopes

Eventos Corporativos

 

Existem diversos eventos corporativos que requerem a decoração dos espaços. Logo, a decoração precisa ser impecável e compatível com a proposta do evento. Saber adequar a composição ao ambiente e ao local é um dos objectivos deste módulo. Aprenderá as técnicas para a elaboração de diferentes tipos de composições.

– Composições Simétricas e Assimétricas;
– Composições Formais;
– Composições Decorativas e Minimalistas.

Formadora: Isabel Castro Lopes

Decorações para Casamento

Este módulo é dedicado a realização de decorações para casamento. Os trabalhos a realizar neste módulo são:

– Centros de mesa;

– Decoração de jarras ;

– Paineis de parede;

– Trabalhos suspensos.

Formadora: Isabel Castro Lopes

Festas de Criança e Batizado

Organizar uma festa infantil ou um batizado requer muito trabalho e é importante ter atenção aos pequenos detalhes que fazem a diferença e tornam o evento mais agradável.  Para este módulo o foco principal é :

  • Decorações de parede;
  • Arranjos de mesa.

Formadora: Isabel Castro Lopes

Fornecedores

Durante o curso, juntamente com a formadora, os (as) formandos (as) visitam um armazenista de produtos de florista. O objectivo é dar a conhecer a gama de produtos existentes e explicar as suas aplicações. Boa oportunidade para realizar as primeiras compras.

– Visita a fornecedores

Plantas de Interior e Exterior

 

As plantas assumem um papel importante na decoração de espaços, conhecer as que são mais adequadas a ambientes interiores e exteriores é o objetivo deste módulo. Além disso neste módulo aprenderá a conjugar diferentes tipos de plantas mediante as formas e cores.

Formadora: Inês Solha

 

Calendário Vídeos 2018

Mensalmente iremos transmitir em directo, através do Facebook, demonstrações alusivas a temáticas relacionadas com arte floral.

Apresentamos as nossas sugestões para 2018.

 

Tema                                                                                 Data

Dia Mãe                                                                               15 abril

Base para ramos                                                                20 maio

Casamento                                                                          17 junho

Dia dos Avós                                                                        15 Julho

Decoração Festa de Criança                                             9 setembro

Especial Funeral                                                                 14 outubro

Natal                                                                                    18 novembro

Arranjos cemitério                                                            16 dezembro

 

Caso tenha sugestões para demonstrações envie para info@praticos-saberes.com.

Para ser notificada dos vídeos torna-se fã da página da Práticos Saberes

 

Demonstração Dia Madrinhas

Apresentação

A primeira sugestão apresentada neste vídeo é uma composição feita numa base em cartão. Utilizando um molde em formato de coração e decorada com uma tela, a base de cartão assume um aspecto festivo. Um presente que pode ser feito facilmente em casa e com um baixo custo.

O ramo para o dia das madrinhas, a segunda sugestão apresentada neste vídeo, tem uma base decorada com pequenos tecidos de diversas cores que conjungam na perfeição com as flores. Um ramo com cores suaves .

Assistir ao vídeo

Coaching para floristas

Coaching para Floristas

Apresentação

No fim do curso profissional de Arte Floral, as formandas ficam capacitadas para exercer a função de florista. Algumas decidem abrir o seu espaço outras pretendem trabalhar por conta de outrem. Independentemente do objectivo, a Escola Práticos Saberes, pretende, através de sessões de coaching, manter um acompanhamento especializado das suas formandas, potenciando as suas capacidades, de forma a atingir os seus objetivos.

As sessões poderão ser individuais ou em grupo (team coaching), desde que todos os cochees se sintam confortáveis com esta modalidade.

Cada sessão terá a duração de 60 ou 90 minutos, dependendo do objetivo da sessão.

O que é o coaching?

O Coaching é uma metodologia que leva à tomada de consciência, potencializa escolhas e pode conduzir a mudanças. Liberta o potencial da pessoa para maximizar o seu desempenho. O coaching é um processo de facilitação de aprendizagem que ajuda o cliente (coachee) a atingir o seu melhor e a produzir resultados que ele quer na sua vida profissional e pessoal. Por consequência  assegura que o cliente possa dar o melhor de si, aprendendo e desenvolvendo-se da forma que deseja.

Benefícios do Coaching

  • O cliente torna-se mais produtivo. Atinge, consistentemente, um desempenho mais elevado em tudo o que faz.
  • Adquire confiança.
  • Adquire clareza em relação às suas metas e valores e segue em frente na direção das suas metas e da vivência dos seus valores.
  • Aprende mais e vence os bloqueios para aprender melhor.
  • Esclarece o que quer e o que pode dar nos seus relacionamentos. Os seus relacionamentos tornam-se melhores.
  • Melhora a sua qualidade de vida.
  • A sua vida torna-se mais equilibrada.
  • Adquire mais flexibilidade.
  • Recebe estímulo intelectual ao discutir ideias importantes.
  • Torna-se mais criativo.
  • Transforma-se mais na pessoa que quer ser.
  • Torna-se um modelo para os outros.
  • O coaching propicia o potencial para o avanço no seu trabalho e promove melhores perspetivas a longo prazo.

Coach

A Liliana Ferreira é coach certificada pela International Coching Community, desde 2016. Frequentou o curso de arte floral profissional e actualmente trabalha na Bloom- Flores e Eventos desde 2017.

Valor sessão

A primeira sessão está incluída no valor do curso. Caso a formanda queira dar continuidade o valor de cada sessão é 25 €.

Ficha de cliente

Para quem ainda não criou uma ficha de cliente, pode estar a questionar qual a importância de criar fichas de clientes. Conheça três boas razões para apostar nesta ideia:

  1. Conhecer o cliente

Se não conhecemos o  cliente fica mais difícil elaborar uma estratégia para conquista-lo. A ficha de cliente fornece a empresária informações valiosas tais como dados pessoais ( nome, telefone, email, data de aniversário..), as preferências  e hábitos de consumo, datas em que habitualmente costuma realizar compras, o que compra e quanto gasta.

  1. Fidelizar o cliente

A partir da ficha de clientes é possível melhorar o pós-venda e proporcionar ao cliente um atendimento personalizado, resolver problemas, apresentar novos produtos ou serviços, realizar promoções ou criar eventos.

Para fidelizar o cliente temos de o fazer sentir especial, para ele voltar à loja e ser uma referência para compras futuras.

(mais…)