6 Dicas para Aumentar as Vendas

curso de florista - Florista Porto - Trabalhos florais

6 Dicas para Aumentar as Vendas

O negócio das flores é sazonal, havendo períodos de grande volume de vendas e outros mais calmos. 

Tradicionalmente os períodos de maior volume de vendas são o dia dos namorados, dia da mãe, Páscoa, dia dos fiéis, as festas locais, Natal. Depois, no resto do ano as vendas vão se sucedendo aos poucos.

Este artigo apresenta algumas dicas de como aumentar as vendas fora das alturas altas.

  • Incentive os homens a oferecer flores

As mulheres gostam de receber flores, logo se o marido ou namorado querem ver a sua amada feliz, oferecer flores fora do dia da mãe ou dos namorados, é uma excelente ideia.

Os homens têm mais dificuldade em ir às compras e por vezes não valorizam a oferta de flores. Neste caso o segredo será demonstrar-lhes as vantagens de oferecer flores.

Esta comunicação pode ter duas vertentes, uma negativa e outra positiva. Então o que podemos fazer?

  1. Criar uma campanha que demonstre ao homem a sua falha de não oferecer flores a sua amada. Neste caso estamos a fazer uma campanha pela negativa em que o homem se sente culpado em não presentear a mulher com flores.

oferecer flores        2. Por outro lado, podemos criar uma campanha positiva. Neste tipo de campanha utilizar uma fotografia com um casal feliz, adicionando uma frase com as vantagens de oferecer flores pode ser uma opção interessante.

Qual a estratégia certa, negativa ou positiva? Só podemos saber testando. Tudo depende de muitos factores pelo que o conselho é utilizar as duas e avaliar os resultados.

Como fazer as campanhas?

Estas campanhas podem ser utilizadas em redes sociais, através de cartazes para colocar na montra ou envia-las por newsletter.

  • Uma casa mais bonita

Outros benefícios das flores é tornarem os ambientes mais agradáveis, bonitos e elegantes. Neste caso a mensagem a trabalhar deve ser direccionada para as mulheres.

A maioria das lojas de flores limita-se a criar apelos genéricos e pouco apelativos, “ Compre flores” ou “ Ofereça fores”. São mensagens muito genéricas e que raramente levam a compra de flores.

Mas se na mensagem adicionar emoção a compra, por exemplo as vantagens de decorar a casa com flores naturais, o contacto com a natureza, a protecção que as flores nos dão contra a inveja – este argumento é muito poderoso- aumenta o desejo de compra.

A exemplo das campanhas do ponto anterior, podemos criar campanhas com uma vertente negativa, e falar das desvantagens de não decorar a casa com flores.

O importante é criar uma ou várias campanhas, e apelar ao lado emotivo das clientes.

  • Clientes empresariais

Existem inúmeros negócios que beneficiam em ter flores naturais nos seus espaços comerciais: restaurantes, hotéis, escritórios médicos ou de advogados, agência de seguros, etc

O passo seguinte é elaborar uma lista de empresas que se situem perto da zona da loja e apresentar os serviços de fornecimento regular de flores.

Os restaurantes também têm a beneficiar com a decoração de flores no seu espaço, seja para o dia-a-dia seja em alturas de eventos.

  • Empresas de organização de eventos

Parcerias com empresas de organização de eventos ou quintas são excelentes negócios. Apesar de serem clientes difíceis de conseguir, pois a maior parte já tem acordos com floristas, pode haver sempre algum que não esteja completamente satisfeito com os serviços que lhe estão a ser prestados.

Elaborar uma apresentação da empresa, com fotografias de qualidade, será o primeiro passo antes de contactar estas empresas.

Todos os anos são vendidas milhares de flores para casamentos, baptizados e eventos corporativos. Um mercado muito interessante para qualquer florista.

Quem sabe se chegas na altura certa e consegues esta parceria?

  • Vender produtos personalizados

Os clientes querem sentir-se especiais. Nada melhor do que criar produtos personalizados para que o cliente se sinta único.

Existem muitos artigos que podem ser vendidos juntamente com o ramo de flores. Cartões de aniversário, casamento, namorados, são os mais habituais. Na maioria das vezes os que encontramos nas lojas de floristas são iguais em toda a parte.

Criar um cartão da loja para estas ocasiões e deixar o cliente personalizar a seu gosto é uma forma de o envolver na compra, oferecendo-lhe uma experiência de compra diferenciada.

Artigos de artesanato, lembranças, são também outras alternativas que ajudam a aumentar as vendas da tua loja.

  • Melhorar a imagem da loja

A imagem da loja tem de ser apelativa para o cliente. Remodelar a loja de tempos- a- tempo é benéfico para o negócio. Refresca a aparência da loja e demonstra a preocupação da florista em criar um ambiente novo para os seus clientes.

 

 

 

Share this post

Deixe uma resposta