6 Dicas para Escolher o Nome da Loja

6 Dicas para Escolher o Nome da Loja

O nome da loja é um tópico muito importante! Daí que seja necessário termos em consideração alguns aspectos na sua escolha. Neste artigo partilhamos 6 dicas a ter em atenção na escolha do nome

1. Criar um nome fácil de memorizar e de entender.

Cuidado com nomes estrangeiros pois muitas pessoas podem não saber o seu significado ou dizer o nome da sua marca. Por vezes as pessoas ouvem o nome da empresa, ficam interessadas em conhecer a sua loja ou comprar algum produto e vão ao Google procurar. Se for difícil de escrever ou pronunciar o nome elas nunca irão conseguir aceder a sua loja. Logo, podes estar a perder oportunidades de venda por causa do nome do negócio.

2. Escolher um nome com apenas um significado.

Quantas vezes uma palavra tem mais do que um significado? E por vezes contraditórios?

Ao escolher o nome devemos definir o que queremos que a pessoa sinta ao ouvir o nome da loja. O que queremos que o nome represente para ela!

3. O nome deve informar o tipo de negócio.

O cliente ao ouvir o nome da loja / projecto já deve ficar com uma ideia do que se trata o mesmo. Além disso o nome deve ser curto, evite nomes muito longos. Devemos sempre ter em atenção que quanto mais pequeno for o nome mais fácil é recorda-lo.

4. Evite ter nomes da MODA.

A ideia é que o mesmo perdure ao longo do tempo. O nome deve ter uma ligação com aquilo que a empresária acredita, um nome que reflectia a missão e os valores do negócio.

5. Faça uma pesquisa.

Veja se o nome que escolheu está a ser utilizado por outras floristas, especialmente perto da zona onde vai abrir a loja, ou por negócios que tenham uma conotação negativa. Também pode estar registado no INPI ( Instituto Nacional de Propriedade Industrial). A probabilidade é baixa mas é melhor ter a certeza. Se o nome que escolheu for uma marca de roupa ou de outro negócio diferente de florista não há problema em utilizar. Mas se houver uma florista com o nome registado nesse caso é completamente proibido utilizar esse nome.

6. Erros a evitar:

  • Nomes parecidos com pessoas ou marcas famosas;
  • Se o nome não tem um sentido pejorativo em outras línguas;
  • Nomes que não se adequam ao seu cliente.

 

Uma das questões que nos fazem com frequência é saber onde se pode registar a marca. Fica aqui o link do site onde esse registo deverá ser efectuado:

https://inpi.justica.gov.pt/

Share this post

Deixe uma resposta