9 Passos para Remodelar a Imagem da Loja

9 Passos para Remodelar a Imagem da Loja

A imagem da tua loja está a prejudicar as vendas? Estará ela a conseguir atrair os clientes apropriados para o teu negócio?

Provavelmente nem tanto como desejarias. Quando iniciaste o negócio era a imagem certa para o teu cliente mas com o tempo ficou ultrapassada.

Os clientes estão mais exigentes, querem coisas novas. Os gostos mudam, acompanham as tendências da moda e isso obriga-nos também a mudar.

Os clientes passam muitas vezes à porta da tua loja, mas como tudo continua igual, a loja tornou-se invisível.

 

 Vantagens de alterar a imagem da loja:

  • Aumenta as Vendas

Remodelar a loja, desde que seja bem feita, isto é, de acordo com o gosto do teu cliente, origina um aumento significativo das vendas.

Por vezes as floristas consideram que já não há muito a fazer para aumentar as vendas. Esta perspectiva não lhes permite aproveitar uma das maiores soluções para o problema das vendas: mudar a imagem da loja.

  • Diferenciar-se da concorrência

Quantas  floristas conheces que têm a mesma decoração desde o primeiro dia que abriram?

Se as outras floristas não apostam na melhoria da imagem da loja, e tu o fizeres, os clientes vão reparar. Será um motivo para conhecerem o novo espaço e uma oportunidade para mostrares os teus trabalhos.

Aliado a alteração da imagem podes criar campanhas de marketing que chamem os clientes a loja.

  • Aumenta a motivação

Ao teres um espaço remodelado aumenta a tua motivação. Isso tem reflexos imediatos na atitude.  Ficas mais disponível para o cliente e motivada para a venda.

A remodelação de uma loja é momento entusiasmante.

São dos melhores momentos na vida da florista. A mudança é excelente para aumentar a ânimo.

  • Aumentar os preços

Os arranjos florais valem o que o cliente estiver disposto a pagar. E num ambiente mais agradável, o cliente valoriza mais o produto. Os arranjos florais vendidos  numa loja com uma boa decoração, que estejam bem expostos, bem apresentados, e que tenham uma embalagem bonita, são vistos pelo cliente como sendo muito mais valiosos. E o cliente está disposto a pagar mais.

Se tiveres uma loja com uma boa imagem, podes, caso seja a tua estratégia, aumentar os preços dos teus produtos e serviços, e o cliente não se importará de pagar mais.

As 9 Etapas para Remodelar a Loja

1 :. Escolher o estilo

Existem muitos estilos de loja de flores: clássicas, modernas, simples, luxuosas, com muita luz, escuras, etc.

Ao analisarmos as lojas de sucesso, verificamos que nem todas têm o mesmo estilo. Existem lojas de sucesso de estilos variados, que são completamente diferentes entre si.

Como saber, para o meu caso, qual o melhor estilo de loja?

O estilo mais adequado para a loja depende principalmente do tipo de cliente que queres atrair.

Por isso, tens que escolher um estilo que seja adequado ao teu cliente. Mais uma vez, conhecer o cliente é o ponto de partida para a toda a estratégia.

 

2 :. As cores

Depois de teres escolhido o estilo da loja, e antes de começares a mudar, é importante escolheres as cores.

A escolha das cores é muito importante por dois motivos.

Primeiro, as cores influenciam a maneira como os clientes avaliam a loja. É por isso que para cada estilo de imagem existe cores mais adequadas.

O segundo motivo é que nos ajuda o trabalho. Como vamos tomar muitas decisões em que temos de escolher cores, se não tivermos um guia com das cores que devemos utilizar, no final, a loja será pouco apelativa, cheias de diferentes cores que não combinam umas com as outras.

 

3:.  Estrutura da loja (paredes, tectos, chão, iluminação)

O passo seguinte é definir a estrutura da loja. Isto é, a decoração das paredes, do tecto, do chão e o tipo de iluminação.

 

4 :. Expositores

Os expositores e o mobiliário são os equipamentos onde colocamos as flores, e outros produtos que queremos vender. Estes devem estar adequados ao estilo e às cores da loja.

 

5 :. Montra

A montra da loja é a cara do teu negócio. É através dela que as pessoas vão avaliar o interior da loja, mesmo sem entrarem.

Elas servem para mostrar um pouco do tipo de arranjos florais que fazes assim como dos produtos que tens à disposição do cliente.

 

6:.  A exposição e apresentação

Muitas vezes olhamos para outras lojas de flores e ficamos maravilhadas com a forma como as flores estão colocada nos expositores.

Expor flores é uma arte e uma ciência ao mesmo tempo.

A exposição faz parte da imagem. E o mais interessante é que podes não ter nenhum custo ao mudar a forma como expões as flores. 

 

7:.  Logótipos

Já reparaste que quando uma marca quer mostrar que mudou, uma das coisas que faz é mudar o logótipo?

O logótipo representa a marca, e uma mudança no logótipo é um sinal muito forte para o cliente de que alguma coisa está a mudar.

O logótipo é utilizado na imagem global da loja, nos cartões, panfletos, etiquetas, embalagens, no site e redes sociais, etc.

No programa Canva ( www.canva.com) encontras logótipos que podes utilizar para mudares a imagem da tua marca.

 

8 :. Uniforme

O uniforme também faz parte da imagem da loja. Usar um uniforme com a imagem da marca tem várias vantagens. A primeira é que aumenta a credibilidade do cliente no serviço que lhe vai ser prestado.

A segunda vantagem é que te tornas também na imagem da loja. E a terceira, que talvez não pareça tão importante, mas que é, é que quando usas um uniforme com o nome da marca ficas mas comprometida com a função que estás a exercer. E isso traduz-se num melhor ambiente e mais motivação para vender.

Claro que para cada estilo de imagem haverá um uniforme mais adequado.

A empresa STAMP ( http://stamp.com.pt/lj/)  dedica-se a estampagem de tecido, espreita os modelos que eles têm. Depois envias o logótipo da tua marca e ficas com um uniforme personalizado.

 

9 :.  Embalagens

Por último temos também de mudar as embalagens. Todas as embalagens devem ter a nova imagem da tua loja.

Devem ter as cores e os logótipos que foram criados.

 

Vamos iniciar a mudança!

Já demonstramos as vantagens de transformar a imagem da loja. Explicamos todos os passos que devem ser dados. Agora só falta começar o trabalho.

Faz uma lista das prioridades e do que precisas de modificar e mãos a obra.

Vale sempre a pena transformar imagem de uma loja. É sempre possível melhorar uma loja, e na maior parte dos casos é possível fazer grandes melhoramentos que se traduzirão em grandes aumentos de vendas.

Share this post

Deixe uma resposta