Como criar um Portfólio

Como criar um Portfólio

No artigo desta semana vamos partilhar contigo algumas dicas de como criares o teu portfólio.

O portfólio é uma compilação dos teus melhores trabalhos com o objetivo de os divulgares a clientes atuais e potenciais. Conquistando assim novos negócios!

No caso da arte floral podem ser igualmente usados como forma de inspiração para o cliente. Ao ver as fotografias ou vídeos dos teus trabalhos florais anteriores pode ajuda-lo/a a definir o tipo de ramo ou arranjo mais adequado a ocasião, ao evento ou a pessoa que o vai receber.

No caso de teres frequentado curso de arte floral com o objetivo de trabalhares por conta de outrem é uma mais- valia acrescentar ao habitual CV um portfólio com os trabalhos realizados durante o curso.

O portfólio pode ser utilizado de diferentes formas, pode ser físico, estar impresso para mostrares aos clientes na loja, ou digital para enviar a clientes que pedem informações ou orçamentos.

O portfólio serve para mostrar a qualidade, variedade, estilo do teu trabalho. Em todas as áreas criativas, como é o caso da arte floral, o portfólio tem mais valor do que um CV.

Temos ótimas alunas que hoje têm loja de florista que não possuem um grau académico superior. Nesta área o mais importante é a tua criatividade e a qualidade dos teus produtos.

 

Portfólio Físico vs Portfólio Digital

Existem os portfólios físico e digital. A escolha entre um e outro vai depender do teu negócio e claro, do tipo de cliente.

O portfólio físico pode ser um conjunto de fotografias colocadas numa pasta. Mas devemos ter as fotografias organizadas por tipo de produtos, por exemplo, ramos de noiva, composições para eventos, coroas de funeral, etc.

No caso do portfólio digital, o cliente tem de estar familiarizado com a internet e com as redes sociais. Este tipo de portfólio tem muitas vantagens:

  • Conseguimos atualizar rapidamente;
  • Podemos enviar através de email, das redes sociais;
  • É muito fácil partilha-lo;
  • A apresentação dos trabalhos pode conter fotografias, vídeos, texto, áudio;
  • Não se danifica;
  • Mais fácil de personalizar de acordo com o tipo de cliente.

 

Onde criar o portfólio digital?

Uma das opções mais simples é fazeres uma apresentação em word com texto e fotos e depois converte-la em PDF.

  • No docs e no Canva.com encontras modelos já predefinidos muito fáceis de atualizar e que torna a tua apresentação mais profissional.
  • O Pinterest também é muito interessante para usar como portfólio pois podes criar álbuns tornando a visualização dos teus trabalhos mais apelativas. Podes consultar o que criamos para a Práticos Saberes para te mostrar o resultado que vais obter.
    Podes ver o portfólio de composições decorativas neste link: bit.ly/portfoliopinterest
  • No Wix e o Blogger podes criar sites sem necessidade de programação. O Wix inclusive tem um template de website/portfólio. Estas plataformas são muito intuitivas, fáceis de usar e com diversos recursos.


Publicar nas Redes Sociais, não é suficiente?

As redes sociais são um complemento ao portfólio, mas elas não substituem o portfólio.

Nas redes sociais encontramos imensa informação e as publicações não são fotografias organizadas dos teus trabalhos. A informação chega ao cliente de forma mais confusa e ele tem um maior esforço para encontrar o que pretende. Além disso não é uma apresentação personalizada, é genérica.

Há também maior probabilidade ao navegar nas redes sociais o cliente encontrar alguma informação que o chame a atenção e saia da tua página de facebook ou instagram.

Por isso o portfólio é uma opção a considerar pois é uma ferramenta de marketing poderosa que mostra os teus melhores trabalhos de forma sintética e organizada.

 

Como começar a criar o meu portfólio?

Para iniciares o teu portfólio é muito simples. Escolhe as melhores fotografias dos teus trabalhos, organiza-as por temas, depois escolhe das opções que te apresentamos acima, no tópico “como criar o portfólio digital” qual é a indicada para ti e mais fácil de executar.

No caso de ainda não teres fotografias de trabalhos que tenhas vendido aproveita as fotos que tirastes durante o curso de arte floral. Por isso é tão importante ter cuidado quando estás a tirar as fotografias, pois é o teu primeiro portfólio. Este portfólio é útil tanto para quem quer criar o seu negócio como para apresentar conjuntamente com o CV.

Muito importante: nunca usar fotografias de outras floristas no teu portfólio.

 

Esperamos que estas ideias te ajudem a elaborar o teu portfólio de forma rápida e profissional.

Caso tenhas dificuldade em trabalhar com alguma das ferramentas que indicamos neste artigo, entra em contacto connosco que estamos disponíveis para te ajudar.

Quando concluíres o teu portfólio partilha connosco! Estamos ansiosas por ver o resultado.

Bom trabalho!!!!

Share this post

Deixe uma resposta