PRÁTICOS SABERES

Curso de Florista e Formações e Workshops em Arte Floral. Saiba mais sobre nós!

[ Contacte-nos ]

A ESCOLA

História

Uma experiência negativa na empresa onde trabalhava há 20 anos levou Isabel Castro Lopes a sair e a criar o seu próprio negócio. Na altura não foi uma decisão fácil, lançar um negócio requer investimento, formação, dominar várias competências e sobretudo entrar num mercado totalmente novo.

Mas como não havia outra alternativa e após a decisão estar tomada era necessário começar a criar o seu negócio de sonho. E a escolha recaiu na abertura de uma florista. Desde muito nova que gostava de flores e esta era a altura certa para ter o negócio que sempre desejará.

O primeiro passo foi frequentar um curso de arte floral.

O nome escolhido para a florista foi “ Flores e Cacos” e durante alguns anos continuou a ter esta designação, mesmo já sendo uma escola de formação.

Pela altura dos fiéis, devido ao elevado número de encomendas, pediu ajuda a uma amiga. Sozinha já não conseguia dar resposta a tantos pedidos. Foi nesta ocasião que tudo mudou.

A amiga gostou tanto da forma que ela a estava a ensinar que sugeriu que ela partilhasse o seu conhecimento com outras pessoas que gostavam de trabalhar com flores. E assim nasceu o projeto da escola de formação.

Sendo um projeto mais ambicioso e não se sentindo preparada para o gerir sozinha pediu ajuda a filha, Ana Lobo, que se juntasse a esta nova fase do negócio.

Em outubro de 2001 inicia o primeiro curso de arte floral. Com a elevada procura de cursos no distrito de Braga, em 2003 é leccionado o primeiro curso nesta cidade.

Os cursos de formação cresceram e foi necessário encontrar outro espaço. Com a alteração das instalações, também houve uma mudança de nome de “ Flores e Cacos” para Práticos Saberes.

Hoje a escola continua com os dois polos de formação, um em Matosinhos e outro em Braga,  em 2020 iniciou a formação online.

[ Ver formadores ]

curso de florista - Florista Porto - Trabalhos florais
curso de florista - Florista Porto - Trabalhos florais

Visão | Missão

  • Visão
    Ser uma escola de formação de arte floral e eventos internacional, com desenvolvimento sustentável, reconhecida pela inovação dos seus serviços e sempre focada no crescimento pessoal e profissional da sua equipa, alunas e parceiros.
  • Missão
    Garantir formação prática e criativa que contribua para a realização dos sonhos das alunas, com apoio continuo e aposta na permanente atualização.

OS NOSSOS VALORES

Profissionalismo

Inovação

Disponibilidade

Partilha

Criatividade

Pragmatismo

curso de florista - Florista Porto - Trabalhos florais

TESTEMUNHOS

EQUIPA DE FORMADORES

Isabel Castro Lopes

FUNDADORA E FORMADORA

Nascida a 8 de março de 1953, no Porto, desde criança demonstrou uma verdadeira…

Ana Lobo

GESTORA DE MARKETING E FORMADORA

Ana Lobo licenciou-se em Gestão de Marketing no IPAM em…

Liliana Ferreira

COACH

Liliana Ferreira é licenciada em Terapia da Fala desde 2008. Coach certificada…

Inês Solha

FORMADORA

Inês Solha licenciou-se em Engenharia Agronómica em 2008 na Escola Superior….