8 Passos para abrir uma Loja de Flores

8 Passos para abrir uma Loja de Flores

Ser florista é uma profissão repleta de emoção e criatividade. É ter o grande privilégio de estar em contacto permanente com a natureza. Mas para que o negócio tenha sucesso é necessário saber os passos essenciais  para a abertura de uma loja.

1º Curso de Florista

O primeiro passo nesta nova etapa da vida é aprender a elaborar ramos e arranjos florais para todas as ocasiões. O cliente é muito exigente e quando recorre aos serviços de uma florista pretende um trabalho profissional e que surpreenda a pessoa que vai receber o belo presente.

Para além dos serviços prestados na loja, a florista também executa decorações de espaços e eventos. Pelo que deverá saber elaborar lindos ramos de noiva, composições florais para diversos espaços, mesas de bolo, painéis de parede entre outros trabalhos que se apropriem ao evento.

Mesmo nas cerimónias mais tristes, como os funerais, a florista tem de estar preparada para fazer coroas e palmas. Para todas as datas festivas, eventos e cerimónias a florista tem de saber adaptar os arranjos a cada ocasião.

A formação ( curso de florista)  deve ser o ponto de partida para quem quer trabalhar nesta área tão fascinante.

 

2º Escolha tipo de negócio

Hoje em dia existem diversas alternativas para criar uma loja de florista. Além da habitual loja física, a florista pode optar por vender através de uma loja online,ou optar por ambas.

Antes de abrir o negócio deve ponderar qual o tipo de negócio que se adequa melhor a sua realidade. Seja por questões financeiras ou pela disponibilidade de tempo para o negócio.

É importante referir que uma loja online exige conhecimentos técnicos que se não forem devidamente trabalhados podem ditar o fim do negócio mesmo no seu início. A alternativa pode passar por recorrer aos serviços de uma empresa especializada em marketing digital.

O conselho é fazer uma lista de vantagens e desvantagens de cada opção antes de avançar. Caso necessite de ajuda contacte as formadoras da escola para a ajudarem a encontrar o melhor caminho.

 

3º Escolha o local

Mediante o tipo de negócio que optou o passo seguinte é escolher o local onde irá trabalhar. Se vai criar uma loja online, poderá iniciar o negócio em casa, mas se quer abrir uma loja tem de procurar um local adequado.

No artigo “8 passos para escolher a localização da sua loja”, partilhamos algumas dicas que deve ter em atenção na escolha do local para o seu negócio. Se ainda não leu o artigo deixamos o link conhecer a nossa opinião.

 

4º Licenças e Obrigações Legais

Abrir uma loja de florista não exige muita burocracia, no entanto é sempre aconselhável contactar a Câmara Municipal da zona em que vai criar o seu negócio para esclarecer os procedimentos legais.

Obrigações Legais

Qualquer negócio tem subjacente obrigação legal, IVA, IRS ou IRC, Segurança Social. Antes de iniciar a actividade deve aconselhar-se com um contabilista para escolher qual a forma jurídica que melhor se adequa a sua realidade.

 

5ª Seguros

O seguro de acidentes de trabalho para floristas é obrigatório, apesar de algumas profissionais não terem conhecimento disso.

Sendo um dos objectivos da escola elucidar as alunas sobre as obrigações a cumprir quando abrem uma loja, fizemos uma pesquisa sobre seguros de trabalho. A Práticos Saberes contactou algumas seguradoras para averiguar os melhores preços, e até ao momento a melhor proposta foi a da Ageas Seguros.

Seguro Actividade Comércio a Retalho

O custo ANUAL para seguro de Acidentes de trabalho para a actividade de Comercio a Retalho de Flores – CAE 47761 é 280,02 € (podendo pagar semestralmente), considerando o salário mínimo nacional (Massa Salarial Anual 8400 eur), € para as garantais legais de AT — lei 2009/98 de 4 Setembro.

Esta informação não é vinculativa e cada seguro será analisado individualmente.

Caso pretendas mais informações entra em contacto connosco para info@praticos-saberes.com

O seguro de recheio é facultativo mas mediante o valor da mercadoria e dos bens que tem dentro da loja pode ser vantajoso optar por ter um seguro para este fim.

 

6º Imagem corporativa da loja

Cartões de visita, panfletos e outros materiais promocionais são suportes que auxiliam na construção de uma imagem profissional do seu negócio.

Hoje em dia existem várias empresas online com valores muito competitivos e que não é necessário recorrer a um designer para elaborar os diferentes suportes. Em alguns casos os envios são grátis.

 

7ª Presença Online

Se não está na internet o negócio não existe. Os últimos dados estatísticos revelaram que 85% das pessoas pesquisa primeiro na internet antes de efectuar a compra numa loja física.

Ter uma página profissional nas redes sociais é obrigatório. Por vezes o primeiro contacto que os clientes têm com o seu negócio é através destes meios. Mas apesar de ser importante está ao alcance de qualquer pessoa o que torna mais difícil diferenciar-se da concorrência. Assim para se destacar deve ter uma imagem de qualidade, com boas fotografias, um calendário de publicações com temas importantes para o cliente.

Para a florista que pretende sobressair na área a criação de um site é a aposta acertada. Ter um site tem inúmeras vantagens, nomeadamente:

– Mais fácil divulgar os produtos e os serviços;

– Diferenciação da concorrência;

– Forma de obter contactos de clientes;

– Maior visibilidade do negócio;

– Captação de clientes numa maior zona geográfica.

A Práticos Saberes criou um conjunto de serviços de apoio às alunas para as ajudar a ter uma presença online mais forte, nomeadamente:

Workshop de fotografia mobile

Desenvolvimento de sites

 

8º Fornecedores

As primeiras compras são sempre emocionantes. É a concretização de um sonho, o princípio de uma nova etapa.

Mas existem cuidados a ter, pois compras precipitadas podem prejudicar o início do negócio. Durante o curso de arte floral, um dos módulos é a visita a fornecedores com a formadora. As alunas conhecem os vários artigos e as suas aplicações, isto ajuda a identificar à partida o tipo de materiais que serão necessários para ter na loja e os respectivos valores.

Aconselhamos sempre as alunas a fazerem uma lista dos artigos e materiais que necessitam antes de irem às compras. Devem também estipular um valor limite para todas as compras iniciais. Assim é mais fácil controlar os custos e alguns impulsos de comprar mais do que é necessário, muito normal nesta fase.

Apesar de ser estimulante fazer as primeiras compras para a loja também existe muita incerteza. Não se conhece os gostos dos clientes, a frequência de compra, pelo que o melhor é sempre comprar artigos e flores variadas em pequena quantidade.

 

Queres abrir o teu negócio de florista mas precisas de ajuda. Temos uma equipa que te pode ajudar a concretizar o teu sonho. Entre em contacto connosco para analobo@praticos-saberes.com, e tem o apoio para te lançares nesta viagem de emoções.

 

 

Share this post

Deixe uma resposta