Oportunidades no Negócio da Arte Floral

oportunidades no negócio da arte floral

Oportunidades no Negócio da Arte Floral

A variedade de serviços que a florista presta depende inteiramente do modelo de negócio que escolheres para a tua empresa.

Vamos assumir que o negócio que escolheste é o de criação do próprio emprego, pois é o mais comum na área de florista. Neste caso como o negócio depende apenas de ti, há maior liberdade na escolha dos serviços que vais prestar.

Podes escolher especializares-te numa área específica, como casamentos, ou oferecer uma ampla variedade de serviços de florista.

Nenhuma florista deve ignorar os casamentos que são um sector de vários milhões de euros. As pessoas investem muito nos casamentos e, na maioria das vezes, gastam muito em flores e decorações florais, oferecendo diversas oportunidades de negócio para as floristas.

Com base nos tipos de serviço que ofereces, podes escolher entre os diversos serviços disponíveis:

1) Serviço Completo de Florista
O negócio de florista que presta um serviço completo aos clientes fornece uma ampla gama de serviços, atendendo às necessidades destes, incluindo uma variedade de produtos florais, tais como:

✅Uma ampla seleção de buquês;
✅Arranjos florais personalizados para todas as ocasiões;
✅Plantas de interior e exterior;
Cestas personalizadas;
✅Artigos de decoração;
✅Eventos Especiais – Chás de bebê, Festas, Inaugurações, etc;
✅Serviços de entrega de flores online;
✅Decoração para feriados e celebrações;
✅ Dia dos Namorados, Halloween, Natal, Dia das Mães, Páscoa, etc.;
✅Consultas de Design Floral para Eventos;
✅Workshops temáticos;
✅Serviços para empresas.

Uma florista que opte por ter um atendimento completo deve incluir no seu portfólio o maior número possível de serviços.

2) Serviço Especializado
Floristas que prestam serviços especializados concentram a sua energia em apenas uma ou duas áreas.
Caso haja uma afinidade especial por uma ou duas áreas especificas, a florista pode prestar serviços apenas nessas atividades, por exemplo: decoração floral de eventos, prendas personalizadas com flores, loja online de arranjos florais com flores secas, etc

O modelo de negócio da florista especializada também pode ser por tipo de clientes, exemplo: clientes corporativos, restaurantes, hotéis, quintas, entre outros.

Pode também significar concentrar o negócio num tipo de produto, como fazer coroas, grinaldas, buquês ou vender flores a avulso ou prestar serviços de entrega ao domicílio.

3) Serviço Restrito
O negócio de florista restrito, tal como o nome indica, oferece uma pequena variedade de serviços. Estas floristas são encontradas principalmente em supermercados ou em lojas localizadas perto ou dentro de hospitais, elas atendem principalmente a compras por impulso e de última hora.

Normalmente a maioria dos trabalhos florais já estão prontos, e os clientes escolhem dentro do que está disponível. Algumas floristas podem elaborar na hora ramos simples, mas a maioria prefere vender o que já está exposto.

 

Se desejas angariar clientes empresariais ou institucionais a tua abordagem tem de ser cuidada e profissional.

Este tipo de cliente pode significar um elevado volume de vendas e serem ótimas referências para o teu negócio, assim sendo, por vezes temos de diminuir ao lucro em cada transação comercial mas que no final irá traduzir-se em maiores ganhos. Para conquistar clientes empresariais e mantê-los satisfeitos, precisas de:

✅ Oferta de consultadoria: quando estás a abordar clientes empresarias ou institucionais, deves começar por oferecer uma consultadoria. Ter um portfólio apelativo e atualizado.

✅ Visitar as instalações do cliente e identificar como podes acrescentar a sua empresa através dos serviços que prestas.

✅ Cronograma de entregas: é essencial definir com o cliente o horário e o dia da semana da entrega das flores frescas ou dos arranjos florais.

✅ Ofertas especiais: para criar maior conexão com o cliente, em datas festivas poderás oferecer um ramo de flores ou uma composição para o escritório ou instituição.

✅ Incentivos por referências: encoraje o cliente a referenciar o teu negócio junto de familiares, amigos e colegas, através de descontos, ofertas especiais, etc. A publicidade boca a boca é a melhor maneira de conquistar novos clientes.

Partilhe este artigo

Deixe um comentário