O que procurar num serviço de entregas de flores?

O que procurar num serviço de entregas de flores?

As exigências dos seus clientes são hoje muito diferentes daquilo que eram há uns anos atrás. Recentemente, a pandemia da Covid 19 veio acelerar a penetração do e-commerce em Portugal e contribuir para muitas alterações a nível do consumo.

Antigamente, as entregas poderiam ser vistas como algo benéfico, mas não estritamente necessário; hoje, no entanto, são obrigatórias para os negócios que pretendam manter-se competitivos, pois os seus clientes esperam poder receber as suas Flores em casa, de forma rápida e num horário da sua conveniência. Parece simples: mas será que o é?

No momento em que decide (ou decidiu) começar a oferecer entregas de proximidade, tem uma primeira escolha a fazer: se deve optar por criar o seu próprio serviço de entregas, ou optar por contratar um serviço externo.

Se escolher criar um serviço de entregas próprio, vai acrescentar um custo fixo ao seu negócio e um elevado nível de complexidade. Terá que alocar muito tempo no desenvolvimento e otimização do serviço, tempo esse que lhe seria muito útil para a gestão do cerne do negócio.

Para além disso, rentabilizar um serviço de entregas próprio é extremamente complexo, devido à elevada flutuação do volume de entregas, principalmente num negócio associado a dias de grande pico como as floristas. Simultaneamente, oferecer a máxima conveniência aos seus clientes – como entregas agendadas e rápidas, todos os dias do ano, num horário alargado, oferecer-lhes uma visão sobre o estado da entrega e um serviço de apoio ao cliente – está obviamente associado a um grande custo, em termos estruturais e monetários.

E, mesmo que não tenha um serviço próprio oficial, mas que tenha um colaborador ou alguém próximo a fazer as entregas, acaba por não conseguir oferecer esta experiência ao seu cliente – e, simultaneamente, impede o negócio de escalar.

Optar por um serviço contratado parece ser a melhor opção. Mas quais são, então, as características que deve procurar num serviço de entregas?

  1. Rapidez: cerca de 40% dos utilizadores de e-commerce afirma estar disposto a pagar mais por um serviço de entregas no próprio dia. A rapidez é um dos fatores mais privilegiados pelos portugueses nas compras online.

 

  1. Agendamento de horários: 73% dos consumidores referem que receber o pedido numa janela horária da sua conveniência é mais importante do que recebê-la rapidamente.

 

  1. Flexibilidade de horários: muitos dos dias de maior volume para as floristas são feriados e/ou domingos, e por isso, é crucial que o serviço de entregas esteja disponível.

 

  1. Facilidade de utilização: o dia a dia numa florista é muito ocupado, principalmente em dias de pico. Assim, é necessário que a plataforma do serviço seja de utilização fácil e intuitiva.

 

  1. Apoio ao Cliente: são numerosos os pedidos de contacto por parte dos clientes, e oferecer uma resposta em tempo útil tem um impacto direto na satisfação do seu cliente

 

  1. Resposta eficiente a variações de volume: os dias de pico são muito importantes para as floristas. É portanto crucial que o serviço que contrate tenha a capacidade de se adaptar ao aumento de volume.

 

  1. Adaptabilidade ao seu negócio: as floristas têm características muito próprias no que toca às suas necessidades em serviços de entregas. Muitas das entregas, por exemplo, são surpresa, tendo de ser tratadas de uma forma diferente para garantir a sua eficácia; para além disso, o próprio produto, sendo um produto frágil, deve ser transportado com cuidado (uma mota ou bicicleta pode facilmente danificar as flores)

 

Queres expandir o teu negócio e precisas de ajuda para escolher o serviço de entregas adequado às tuas necessidades?

Entra em contacto connosco para o email 👇

📪 [email protected]

Partilhe este artigo

Deixe um comentário