Arranjo Floral para Decoração de Festas

curso de florista - Florista Porto - Trabalhos florais

Arranjo Floral para Decoração de Festas

No vídeo deste mês o tema escolhido foi um arranjo floral para decoração de festas. Respondendo aos pedidos das nossas alunas optamos por utilizar como estrutura os arcos que actualmente estão a ser muito utilizados em decorações de eventos.

Uma das grandes dificuldades sentidas pelas floristas é encontrar as bases para determinados trabalhos. Neste caso concreto o maior desafio foi conseguir uma base que fosse resistente para sustentar todo o arranjo floral.

Na parte superior do arranjo utilizamos duas caixas pequenas de plásticos que prendemos com arame aos arcos. A parte mais complexa foi prender os arcos na base. Para resolver esta questão a formadora comprou uma taça em metal pesada. Os armazéns de artigos de florista só têm bases e plástico e estas não oferecem a resistência, estabilidade e segurança que necessitávamos para este trabalho.


Como elaborar o Arranjo floral passo a passo

Para iniciar o arranjo inferior, colocamos os verdes mesmo rentes à base para dar a largura ao trabalho em conformidade com o arranjo da parte superior. Os verdes vão fechar a base assim como criar uma dinâmica do próprio arranjo.

A largura do arranjo tem de ser ajustada ao local onde o iremos colocar. Neste caso o trabalho vai ser amplo dai que seja necessário criar bastante movimento.

Para conjugar com as flores utilizadas no arranjo superior, foram utilizadas ervas campestres que se distinguem das flores que normalmente se encontram à venda.

No centro da taça o espaço é muito reduzido pelo que é muito importante escolher previamente verdes e flores com caules que se adaptem ao diâmetro da taça.

A flor predominante neste trabalho é o jarro. Como tem um caule muito fino para conseguirmos coloca-lo exactamente no local em que pretendemos, inserirmos no caule um palito. Esta técnica não danifica a flor. Depois colocamos tape para obtermos mais consistência e posteriormente fixamos o jarro no local que pretendemos. Este arranjo floral tem a particularidade de utilizar poucas flores e verdes mas visualmente é um trabalho grandioso e interessante. A conjugação das diferentes texturas das flores torna o trabalho ainda mais interessante.

O passo seguinte é fechar parte da base com eucalipto. A grande vantagem de utilizar este elemento é que é muito fácil de encontrar em qualquer lugar além de ter uma cor e movimento muito cativante.

Em seguida colocamos uma suculenta que devido ao seu tamanho ajuda a fechar bastante a base do trabalho. Desta forma conseguimos diminuir a utilização de mais flores e verdes.

Posteriormente fazemos um agrupamento com Estomas do lado direito do arranjo e um agrupamento com Liliuns distribuídos pela base do arranjo. O Lilium é uma flor lindíssima e com muita personalidade. Geralmente o Lilium é trabalhado sem os estames, mas como neste caso a flor é bastante fresca optou-se por deixa-los ficar valorizando muito mais o arranjo floral. Para continuar o preenchimento da base utilizou-se Papiros para acrescentar movimento ao arranjo.

Um das preocupações foi escolher a cor das Margaridas para combinar com as flores do arranjo superior. Além disso estas Margaridas têm a particularidade de ter os caules bastante grandes o que ajuda a termos diferentes alturas no arranjo.

Apesar de este trabalho ter sido pensado para ter apenas uma frente, devemos colocar flores na parte de trás do arranjo floral para não ficar totalmente verde. De forma a dar mais largura ao trabalho colocamos um grupo de Estomas no lado esquerdo do arranjo.

Para criar mais contraste utilizamos Ruscus cuja cor verde escuro vai contrastar com a maior parte dos verdes claros que temos no arranjo floral valorizando ainda mais o trabalho.

Para este vídeo contamos com o patrocínio da empresa Jony Wilson que ofereceu as flores e os verdes que utilizamos na elaboração deste arranjo floral para decoração de festas.

Para finalizar o trabalho devemos verificar se existe algum espaço que não tenha sido preenchido e caso exista colmatar essas falhas com verdes.

Este arranjo não tem muita flor, beneficia mais da conjugação e dos contrastes de flores e verdes. É uma sugestão económica, contas feitas o custo total de materiais, flores e verdes não ultrapassa os 25 €.

Outros Vídeos Relacionados

Decoração de Flores para Ramos de Noiva

Decoração de Festas de Criança

Composição com Orquídeas

A Práticos Saberes tem um canal no youtube com os todos os vídeos. Para subscrever o canal do youtube: click aqui

 

Share this post

Deixe uma resposta